Quem pode se aposentar em 2021?

A reforma da previdência trouxe inúmeras mudanças nos benefícios do INSS em especial ao que tange a aposentadoria, destaca-se que tais mudanças não foram para melhor, contudo, ainda assim com uma assessoria especializada em Direito Previdenciário você contribuinte consegue minimizar os prejuízos trazidos pela reforma. Continue lendo este artigo para saber QUEM PODERÁ SE APOSENTAR AGORA EM 2021!

Importante dizer antes de ingressar no tema em tela que a reforma criou a idade mínima nas aposentadorias, de 62 anos (mulheres) e de 65 anos (homens) e ainda acabou com a aposentadoria por tempo de contribuição, contudo, ainda há regras de transição para que você consiga se aposentar nessa modalidade!

A limitação, no entanto, vale para quem entrou no mercado de trabalho após a reforma, ou seja, quem já estava trabalhando pode conseguir se aposentar em uma das regras de transição.

Um dos principais impactos da reforma é o que tange a aposentadoria por idade das mulheres tendo em vista que, antes da reforma da previdência, as mulheres se aposentavam aos 60 anos.

Para este ano de 2021, elas só conseguirão pedir o benefício de aposentadoria por idade quando atingirem os 61 anos, conforme a regra de transição, ainda, é preciso ter, no mínimo, 15 anos de contribuição ao INSS. Para os homens, as exigências não mudaram.

Quem está a dois anos de cumprir o tempo de contribuição para se aposentar terá de pagar um pedágio de 50% sobre o tempo que falta para se aposentar. Ou seja, se faltarem dois anos para a aposentadoria, será necessário trabalhar três anos para ter o direito. Se faltar um ano para se aposentar, será necessário trabalhar um ano e seis meses.

Vejamos um exemplo a seguir para melhor compreensão:

  1. José em novembro de 2019, tinha 33 anos, seis meses e 29 dias de contribuição ao INSS, deste modo, pagará pedágio de oito meses e 17 dias para ter o benefício. Com isso, conseguirá se aposentar em dezembro de 2021.

  2. Maria, tinha 29 anos de contribuições ao INSS em novembro de 2019, deste modo, pagará pedágio de seis meses e poderá fazer o pedido de aposentadoria em maio de 2021.


Ainda, no caso do contribuinte que vai utilizar a regra de pontos, importante dizer que a pontuação mínima subiu de 87/97, em 2020, para 88/98, em 2021, para homens e mulheres, respectivamente, sem idade mínima.

Tais alterações são feitas anualmente seguindo as exigências para se aposentar conforme previsto na reforma da Previdência.

Em 2021, a idade mínima das trabalhadoras é de 61 anos; a carência mínima para ter o benefício por idade permanece em 15 anos

Nada muda na idade mínima dos homens, pois eles continuarão a se aposentar por idade aos 65 anos

Embora a regra não mude, já que a base é o tempo de contribuição do segurado em 13 de novembro de 2019, há alguns perfis de trabalhadores que podem conseguir o benefício de aposentadoria neste ano!

Contudo, é de suma importância a assessoria de um profissional capacitado para fazer todo o cálculo para saber sem sombras de dúvidas se você já pode dar entrada no seu benefício ou não! E ainda, com a ajuda deste profissional você poderá ter a certeza se vale a pena aposentar agora em 2021 ou esperar mais um pouquinho para que o valor da sua aposentadoria melhore!

Fechar Menu