Revisão da aposentadoria: Como fazer.

Revisão da Aposentadoria INSS – Como fazer.

A revisão da aposentadoria no INSS é possível desde que você identifique o erro no benefício e esteja dentro do prazo do requerimento.

Quem tem direito à revisão de aposentadoria no INSS são as segurados que recebem um benefício previdenciário com erro e realiza o pedido dentro do prazo decadencial .

Desse modo, existem revisões de fato e de direito. As revisões de fato são as modificativas, onde se traz novas situações ao INSS.

Por exemplo: tem direito à revisão de aposentadoria no INSS pessoas que tiveram seu benefício concedido de maneira equivocada. Assim, os erros que ocasionam uma revisão são vários, como:

  •  

Já as revisões de direito, são as chamadas “teses”, como revisão do buraco negro e revisão da vida toda. Geralmente são situações que abrangem muitos segurados, de maneira coletiva.

Por fim, é importante verificar o prazo de revisão. A regra geral é de ser possível ingressar com o pedido revisional apenas nos 10 primeiros anos de recebimento do benefício (o prazo é contado a partir do primeiro dia do mês seguinte ao primeiro recebimento do benefício).

Porém, existem exceções, algumas revisões específicas não tem prazo decadencial, ou seja, a pessoa não perde o direito de pedir em um período limite.

O que é preciso para pedir a revisão de aposentadoria?

Para requerer a revisão de aposentadoria no INSS, você precisa ter o direito e estar dentro do prazo, que é de até 10 anos após o recebimento, exemplo aposentadoria foi concedida em 02 de maio de 2015, o prazo se inicia em 02 de junho de 2015 e terminará em 02 de junho de 2025.

Ademais, dependendo da modalidade de revisão, sugiro que procure um advogado para fazer essa análise inicial. Isso porque é importante realizar o pedido por intermédio de um advogado, pois se entrar com o pedido de revisão de maneira equivocada o INSS pode até reduzir o valor do benefício.

Quais são os tipos de revisão de aposentadoria?

Os tipos de revisão de aposentadoria no INSS se encaixam em “Revisões de fato” e “Revisões de direito”.

Como assim? Bem, as revisões de fato podem trazer novas situações ao INSS, que é quando o cálculo do tempo ou do valor foi feito de forma errada, entre outros.

Já as revisões de direito são conhecidas como “teses”, pois são situações que afetam muitos segurados e é vista de maneira coletiva.

  1. Revisão da Vida Toda
  2. Buraco Negro 
  3. Revisão Buraco Verde
  4. Revisão para inclusão de atividade rural 
  5. Inclusão do tempo militar
  6. Revisão para inclusão de atividade especial
  7. Revisão de cálculo para somar às atividades concomitantes

É preciso advogado para pedir revisão de aposentadoria?

Não é preciso ter um advogado para pedir a revisão de aposentadoria no INSS, mas é indicado pois como o seu benefício já foi concedido de forma incorreta, há grandes chances da revisão ser indeferida. Outro risco é entrar com o pedido de revisão de maneira equivocada, desta forma, o INSS pode até reduzir o valor do benefício.

Como aumentar o benefício da aposentadoria?

A revisão de aposentadoria no INSS é um caminho para aumentar o valor da aposentadoria, pois o seu objetivo é justamente aumentar o valor que o segurado está recebendo. 

As causas mais comuns de aumento do benefício são: 

  1. Inclusão de Tempo 
  2. Inclusão de Tempo Especial 
  3. Revisão da vida toda 

Quando posso pedi a revisão de aposentadoria?

Pode pedir a revisão de aposentadoria no INSS quando encontrar um erro na sua aposentadoria pelo INSS e se ainda estiver no prazo para pedir revisão. O prazo é de até 10 anos após o recebimento.

Além disso, o ideal é que você busque um profissional para fazer essa análise inicial, pois de nada adianta entrar com o pedido de revisão sem o direito efetivo.  Desse modo, contratando um escritório de advocacia especializado, você ganha tempo e dinheiro.